TOP Magazine

29 Maio

#projetearte

Projeções que aproximam arte e pessoas

POR @melissalenz 3 MIN

29 Maio

3 Min

#projetearte

POR @melissalenz

	

Com o intuito de levar manifestações artísticas ao encontro do público agora impossibilitado de ir a galerias, museus e outros locais de exposições e manifestações culturais, a Galeria ZERØ – Tainara e Pedro Paulo Afonso, em parceria com INC Photography Julie Schlossman e Monica Paes, inaugura a #projetearte.

As exposições de trabalhos de fotografia, vídeo performance e videoarte são montadas para apresentação digital em locais públicos e privados, simultaneamente. Essa seleção será projetada em edificações da cidade com facilidade de acesso visual, em locais a serem informados, ao mesmo tempo em que um link da mostra é disponibilizado no site do projeto para que o público possa assistir, projetar externamente ou dentro de seu próprio ambiente, as obras do artista dessa edição. “O refúgio de hoje são as janelas, a porta para o mundo, onde se pode sentir o vento, por onde a luz entra, os cheiros, e podemos ver as pessoas, as poucas que ainda transitam solitárias pela rua”, comenta Monica Paes. A projeção tem tempo médio estimado de 15minutos e sua frequência é semanal. A agenda estará disponível tanto no site como nas redes sociais do projeto #projetearte.

“É um movimento que, utilizando a internet, cria uma rede de fomentadores que atuam para que a arte chegue à sua vizinhança, utilizando os equipamentos disponíveis e divulgando conteúdo artístico ao seu redor”, explica Pedro Paulo Afonso.

#projetearte surge como um potente anticorpo – arte! Um projeto ambicioso que quer ultrapassar limites: “a barreira física está superada – distância, fuso horário, paredes, portas, grades, portões – pois seja em São Paulo, Tóquio, Berlim, Dubai, Vancouver ou Londres, o conteúdo está disponível para ser projetado”.

A primeira projeção é composta por 30 imagens da série “I Am Light”, do fotografo Gabriel Wickbold:A ideia de usar tecnologia para inspirar e criar está presente em meu processo artístico. Nessa série mostro que o ser humano é luz e é do seu interior que parte um universo infinito de possibilidades. Gosto de ousar, de criar, de inspirar e de mostrar novos caminhos usando a tecnologia como ferramenta para compor uma obra de arte. Nesse projeto utilizo técnicas para representar a iluminação espiritual, com os modelos cobertos de glitter desenhando no ar. Foi quase como uma leitura de aura que, vista através da câmera, emana energia vital e revela o que cada ser tem dentro de si, um brilho próprio que precisa para alcançar seu propósito de vida. Nós estamos sempre em evolução.”

A proposta central busca proporcionar um descanso, um momento leve nesse período difícil bem como aproximar as pessoas da fotografia. Um momento de arte, com colaboração de diversos parceiros e artistas que disponibilizam obras de arte e/ou seu trabalho que possibilita essa ação. O #projetearte é possível pela soma das intenções positivas de Galeria ZERØ, INC Photography, Balady Com., Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, Hospital São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Visualfarm, Pé de Ferro, La Photo Galeria e Global/ GQM. Cada um em sua área de expertise oferece esse presente que visa falar ao coração.

SERVIÇO

#projetearte

Artista: Gabriel Wickbold* – I AM LIGHT

Data: 29 de maio de 2020 – sexta-feira – às 20hs **

Coordenação: Julie Schlossman, Monica Paes, Pedro Paulo Afonso, Tainara Riberio Afonso

Realização: Galeria ZERØ, INC Photography, Balady Com.

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO