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31 mar

Os Segredos de Niina

QUER SABER QUAIS SÃO OS TRUQUES DE NIINA SECRETS PARA SE MANTER COMO UMA DAS MAIS INFLUENTES YOUTUBERS DE BELEZA? PLAY...

POR Vivian Monicci 3 MIN

31 mar

3 Min

Os Segredos de Niina

POR Vivian Monicci

	

É impressionante como a palavra “segredos” desperta a curiosidade.

O simples fato de acrescentá-la em uma frase pode mudar completamente seu significado. Façamos uma reflexão: você se sentiria tentado a ler uma matéria com o título “conheça a vida de fulano de tal”? Se for fã da pessoa, talvez sim. Mas e se fosse: “Conheça os segredos de fulano de tal”? Muda, né? Quem nunca ouviu falar da pessoa, com certeza, sentiria vontade de descobrir. Agora, insira essa receita no universo da beleza, cheio de truques de maquiagem… Bom, apesar de a influenciadora e youtuber Bruna Santina Martins, conhecida como Niina Secrets, garantir que o “secrets” não tem nada de especial, pode, sim, ter feito toda a diferença na hora de atrair o seu público formado por mais de 3,6 milhões de seguidores no Instagram e quase 4 milhões em seu canal homônimo no YouTube, sua plataforma queridinha e onde tudo começou.

 

De Bruna para Niina

E de onde veio Niina? “Eu tenho o apelido Nina desde muito pequenininha. Todo mundo só me chama assim, então não faria sentido usar outro nome. E o Secrets veio mesmo da ideia de compartilhar segredos de beleza, sabe? Achei que ficou uma combinação interessante. Não tem nenhum motivo especial para eu ter dobrado o ‘i’, nem numerologia, nem nada. Eu fiz o Nina Secrets com um ‘i’ só e não consegui registrar no YouTube. Como não queria acrescentar nenhum número — na época, era muito comum ter ‘fulana03’, por exemplo —, eu dobrei o ‘i’ e ficou”, conta. Apesar de ter apenas 25 anos, Niina já é uma veterana no mercado. Nascida e criada em São Paulo, aos 15 descobriu no YouTube o mundo dos tutoriais de maquiagem. “Fiquei encantada, apaixonada. Eu chegava da escola e consumia aquele conteúdo. Aí pensei: por que não compartilhar as minhas dicas? Sempre fui vaidosa e gostava muito de me maquiar. As meninas que estavam ali fazendo os vídeos eram normais, comuns, e pensei: posso ensinar alguma coisa.” Quem vê a sua desenvoltura atual não imagina que a timidez foi um obstáculo a ser superado. “Morria de vergonha, a ponto de, naquela época, não querer que ninguém descobrisse o meu canal. Então, criei sem ninguém saber, foi segredo mesmo. Comecei a gravar escondida no meu quarto, com a webcam do meu computador.” Seus primeiros vídeos de beleza foram postados em 2010 e, desde então, não parou mais. E formou-se como maquiadora para poder passar uma informação mais completa e técnica aos seus inscritos, que foi conquistando aos poucos. “Tenho muito orgulho disso. São dez anos de trabalho, mas não tive um momento de boom. Não teve um vídeo que estourou, fez sucesso e ganhei muitos seguidores; foi uma construção orgânica e fiel.” Hoje, seu público é 95% feminino e formado em sua maioria por jovens de 18 a 25 anos.

Virando a chave

Muitas vezes, temos a impressão de que o retorno financeiro é imediato no universo online. Grande engano! Niina levou três anos para realmente conseguir viver disso, em uma época em que esse mercado ainda não existia — de certa forma, ela e suas contemporâneas ajudaram a moldar a nova profissão. “Fui fazendo até que algumas oportunidades de trabalho começaram a aparecer. Em 2013, consegui o meu primeiro grande contrato — com o Google e a L’Oréal —, tive que abrir uma empresa, emitir nota fiscal, algo marcante, porque ninguém sabia exatamente como esse mercado iria funcionar. Foi superespecial, virou uma chave.” Outro momento incrível foi quando atingiu a tão sonhada marca de 1 milhão de inscritos em seu canal, sendo uma das primeiras youtubers brasileiras a alcançar essa proeza.

O segredo do sucesso

A pergunta que todos querem fazer: qual é o seu diferencial para cativar milhões de seguidores e se manter no topo há dez anos? “Acho que é a minha credibilidade. Eu já tenho uma história longa, o meu público me conhece. E isso é algo delicado que tenho que trabalhar todos os dias. Hoje, eu mais nego do que aceito trabalhos, porque não adianta nada fazer alguma coisa que seja legal financeiramente, mas que vá contra o que eu acredito ou que não tem nada a ver comigo e com o meu público. Minha empresa leva isso muito a sério.” Em 2018, Niina realizou o sonho de lançar um batom em parceria com a MAC, marca que sempre admirou. Na época em que recebeu o convite, ela estava com a data de seu casamento marcada e, em meio a um universo de possibilidades de tons e acabamentos, decidiu criar a cor que usaria em seu grande dia — um nude rosado. “Foi um projeto relevante na minha carreira. Todo mundo lembra e quer o batom até hoje.” Além de projetos especiais como esse, a influencer também sustenta parcerias de longo prazo com grandes marcas de beleza como a Unilever — da qual é embaixadora de cabelo há cinco anos e tem a sua linha com a Seda, a Seda by Niina —, a Ruby Rose e a Eudora. “O ano de 2020 será importante em termos de novidades, produtos e lançamentos. Será uma trajetória de muitos meses para um projetão final”, adianta.

Seus segredos de beleza

Truque número um: “Cuidados diários com a pele. Se não estiver bonita e bem cuidada, a maquiagem não vai ficar boa. Limpe, hidrate e proteja.” Olho esfumado: “Ir aos poucos. Pegar um pouquinho de sombra e ter um pincel bom. Se é iniciante no assunto, aposte no marrom, porque fica bonito e é muito mais fácil. Quanto mais você faz, melhor fica!” Delineado perfeito: “Ninguém vai aprender olhando, tem que fazer. Existem vários tipos de delineadores, então tem que descobrir de qual você gosta mais, se é o líquido, em caneta, gel, lápis preto… Teste todos, veja com qual se adapta melhor e treine muito.” Acredite no pó: “É o segredo para a maquiagem durar. Hoje em dia, são muito leves e finos, não precisa ter medo de usar. Eu sou fã de pó solto, geralmente translúcido, porque não adiciona cobertura nem cor. Dá apenas um efeito matte e funciona para todos os tons de pele.” Essenciais no nécessaire: “Um BB Cream, que tem vários produtos em um só: proteção solar, hidratante e cobertura. Corretivo, um pó, um blush da cor de sua preferência, máscara de cílios, uma sombra, um lápis para preencher a sobrancelha e batom.”

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