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Eu Reciclo

O que uma empresa de cosméticos precisa para ser sustentável atualmente?

POR Redação 3 MIN

13 jul

3 Min

Eu Reciclo

POR Redação

	

A sustentabilidade vem ganhando o mercado e o coração das consumidoras nos últimos anos, obrigando boa parte das empresas de beleza e higiene a se adaptarem a essa nova realidade. Entretanto, algumas empresas preocupadas com essa onda de consumo mais consciente, já nascem com essa questão em sua linha estrutural, como é o caso da Be Fresh Blends – que aderiu o selo EuReciclo para alcançar a compensação ambiental de suas embalagens.

No mercado já podemos encontrar várias marcas de cosméticos que são engajadas na causa e apoiam a beleza sustentável, que não possuem ingredientes tóxicos e usam matérias-primas biodegradáveis. Por isso, seguem 4 itens importantes que as empresas de cosméticos deveriam possuir para serem sustentáveis.

1 – Reciclagem:

O Brasil é o quarto país que mais consome produtos de beleza no mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Por isso, hoje em dia uma das maiores preocupações das empresas é a quantidade de geração de lixo e o impacto que isso causa ao meio ambiente. Nesse caso, adotar medidas de coleta seletiva, ou aderir a programas de reciclagem como possuir o selo EuReciclo, que certifica a logística a logística reversa de embalagens pós-consumo, através de uma plataforma de rastreamento das notas fiscais, se torna uma medida fundamental para as empresas.

 2 – Evitar os testes em animais:        

Um item que vem ganhando os holofotes da mídia nos últimos anos, e obrigado às empresas de cosméticos a se adaptarem a essa nova realidade que estamos vivendo.  Não realizar testes em animais, se tornou primordial nessa nova fase de consumo consciente, que já leva a decisões de compra por grande parte dos consumidores.  Atualmente no mercado, já existem vários selos para identificar as empresas que não realizam testes em animais, usando o termo Cruelty Free, que em tradução literal significa livre de crueldade.

3 – Transparência com o consumidor:

Muito mais do que apenas trazer benefícios ao meio ambiente, aderir a práticas de reciclagem, consumo consciente e outras atitudes importantes para essa nova onda de exigências, o mercado de cosméticos consegue trazer um olhar diferenciado para as necessidades do consumidor, respeitando-o e se adequando as suas novas necessidades, fortalecendo essa relação de confiança com a marca.

A Be Fresh Blends, marca atual no mercado e que oferece produtos funcionais, aderiu o selo EuReciclo, e todas as outras medidas necessárias para ser tornar uma empresa sustentável, visando o bem-estar de suas consumidoras e também do meio ambiente.

“Acreditamos que a sustentabilidade seja um requisito para qualquer marca poder se sobressair e se fortalecer. Vejo que o mundo tem passado por crises e dificuldades, dando sinais que o ser humano precisa parar para pensar e refletir que o ele é nossa casa. Além disso, também de estarem em um processo de reformulação todos os produtos, para que sejam veganos, e desde o início, a Be Fresh Blends nunca testou em animas, sendo cruelty free”, conta Afonso Braga Neto, fundador da marca.

4 – Reaproveitamento de água:

Para a Be Fresh Blends, a sustentabilidade não é somente um benefício ao meio ambiente, mas também um retorno em que todos ganham. Ao mesmo tempo em que a empresa contribui para o planeta, ela adquire vantagens a longo prazo. Por isso, a fábrica em que os cosméticos da marca são feitos, aposta no sistema de reaproveitamento da água para fazer os produtos. A água é retratada e reutilizada para não gerar desperdícios, e assim, certos ingredientes da formulação não chegam e não agridem o meio ambiente.

“Desde o primeiro momento, quando decidimos desenvolver o trabalho na marca, eu e a Gabi (Luthai, sócia da marca) sempre tivemos uma conexão muito forte com a natureza e animais, então tivemos certeza que gostaríamos de passar alguma mensagem para nossos consumidores, acreditamos que se todo mundo fizer um pouco, teremos um mundo melhor”, completa.

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