TOP Magazine

Enquanto o tempo não passa: lançamento especial

O novo livro da escritora Stella Florence traz crônicas deliciosas para serem lidas durante a quaretena

POR Redação 5 MIN

06 jun

5 Min

Enquanto o tempo não passa: lançamento especial

POR Redação

	

Que tal um livro criado especialmente para aliviar nosso isolamento nestes tempos de pandemia? “Enquanto o tempo não passa”, de Stella Florence, traz crônicas deliciosas sobre diversas formas de arte: filmes, livros, peças, canções. A conversa é livre e a autora conta tudo, de O fantasma da ópera a Lupicínio Rodrigues, de O poderoso chefão a Franz Kafka, de Branca de neve a Sob a pele do lobo, de Super-homem a Um bonde chamado desejo, de Catfish a O pequeno príncipe. Stella, citando a escritora e amiga Martha Medeiros, afirma: “Só está realmente confinado quem não traz arte para sua vida”.

Escreve a autora na introdução: “A arte está tão entranhada no nosso cotidiano que, muitas vezes, sequer a percebemos, mas ela continua lá, garantindo nossa sanidade, protegendo nossa humanidade. Ontem vi na TV o depoimento de um enfermeiro estadunidense. Ele contava que após um plantão especialmente difícil, ao voltar para casa, ligou o rádio do carro e foi invadido por uma linda música que o fez cair no choro. A canção o relembrou como a vida costumava ser antes da pandemia e que, a despeito da guerra que atravessava no hospital, ainda havia beleza no mundo. Não duvide: beleza gera esperança. E esperança ativa molda vida nova.”.

Conforme ensina o professor Robert Poynton, o tempo não tem apenas duração, mas também profundidade. Uma ótima maneira de mergulhar nessa profundidade é ler Stella Florence. A pandemia irá terminar em algum momento, já “Enquanto o tempo não passa” se tornará leitura duradoura, das que, com prazer, repetimos ao longo da vida.

 

Enquanto o tempo não passa, de Stella Florence (E-book)

Leia um trecho do livro:

“Eu tenho uma fórmula de presente. Sim, uma fórmula, uma simpatia, uma provocação, chame-a como quiser. Vamos lá?

Você vai baixar, alugar, emprestar ou comprar a trilogia de O Poderoso Chefão. É fundamental que você veja os três filmes em sequencia e em silêncio. Se puder fazer isso de madrugada e sem ninguém por perto, melhor ainda.

É provável que você já tenha visto um ou todos os filmes, mas dessa vez você os assistirá com um olhar diferente: você irá prestar atenção não nos crimes, não na brutalidade, não nas traições, você irá ver apenas a contenção de Michael Corleone. Sua brutal contenção. E vai perceber que todos nós, em medidas diferentes, somos como ele, o homem que dois minutos antes de sofrer um enfarte sussurra ao seu sobrinho: “Nunca deixe ninguém saber o que você está pensando”. Pois é. Estamos todos fazendo um ótimo trabalho, não? Estamos seguindo as lições do mafioso: ninguém sabe o que pensamos. Nem nós mesmos.

No silêncio que desperta, você chegará ao fim da trilogia. Chegará até o momento em que Michael Corleone, com um acúmulo de dores graúdas (dores engendradas por ele mesmo), finalmente, dá um grito. Um único, absoluto e profundo grito de desespero.

Tome fôlego e grite como ele. Grite, escreva, fale, se ajoelhe, ligue, aceite, vá, volte, peça, impeça, implore, diga, procure, perdoe, ouse se abrir…  Talvez do outro lado haja alguém esperando por esse seu grito para gritar também e, a partir daí, construir uma nova tessitura nas relações. De alguma forma, grite! Por favor, não espere tanto quanto Michael Corleone.”   

Stella Florence é escritora, autora de 12 livros, os mais recentes são Enquanto o tempo não passa, Loucura de Estimação e Eu Me Possuo. A ex-colunista da Top Magazine é escritora voluntária do projeto Pode Gritar, em que a literatura dá voz às vítimas de violência sexual.

 

Serviço: Você encontra esse livro apenas em e-book (Amazon, Apple Store, Google Play Livros, Kobo Livraria Cultura, Saraiva) e pode comprá-lo através do site da e-galáxia: https://www.e-galaxia.com.br/produto/enquanto-o-tempo-nao-passa/ por R$ 14,90.

 

 

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO