TOP Magazine

Brasserie parisiense

As opções irretocáveis de gastronomia de um hotel francês icônico

POR Redação 1 MIN

15 Maio

1 Min

Brasserie parisiense

POR Redação

	

O imponente edifício e os toldos vermelhos da famosa Avenida Montaigne de Paris marcam a fachada do Plaza Athénée. Conhecido como o hotel da alta-costura parisiense, já hospedou membros da realeza, famosos e políticos. Não à toa, ele faz parte da Dorchester Collection, um portfólio dos principais hotéis de luxo do mundo na Europa e nos Estados Unidos, que oferece serviço impecável.

Inaugurado em 1913, é considerado um dos melhores hotéis da Cidade Luz. São 154 quartos e 54 suítes, todos cuidadosamente decorados no estilo francês inspirado em Louis XVI. A hospedagem inclui banheiros em mármore italiano, elegantes salas de estar e até mesmo um menu de almofadas.

Além do glamour, romance e elegância, o Plaza Athénée oferece gastronomia de excelência. São cinco restaurantes e um bar, todos supervisionados pelo internacionalmente renomado Alain Ducasse, chef com várias estrelas Michelin.

Um deles é o Le Relais Plaza, a brasserie parisiense. Seu design interior no estilo Art Déco foi inspirado no navio vaporizador SS Normandie, “o navio da luz”. O palaciano e sofisticado restaurante oferece jantares requintados acompanhados de música. Na última quarta-feira de cada mês acontece a noite de jazz e gastronomia. Hospedar-se no Le Relais Plaza “é como embarcar em um navio de ouro navegando numa noite parisiense”, descreve Werner Kuchler, diretor e anfitrião do restaurante. O serviço se aproxima de um perfeito balé coreografado.

A cozinha é liderada por Philippe Marc, que já dirigiu alguns restaurantes três estrelas e depois entrou para o ramo da hotelaria de luxo. Viajando pelo sudoeste da França, conheceu Alain Ducasse. Após comandar um restaurante familiar em Lyon, Philippe foi nomeado, em 2000, chef do Le Relais Plaza e responsável pela gastronomia dos eventos do hotel.

O cardápio é variado e inclui frutos do mar, carnes, massas, risotos e seleção de queijos. Vai do tradicional steak tartare francês a alcachofras da Bretanha fatiadas delicadamente e servidas com trufas, além de fígado de vitela refogado e escalope de vitela ao estilo vienense. Para finalizar, um delicioso mil-folhas ou um sorbet acompanhado de café gourmet. As especialidades do chef apresentam mudanças criativas a cada estação, com misturas de sabores surpreendentes.

Além disso, as sobremesas finamente decoradas ficam a cargo de Jessica Prealplato, que em 2019 ganhou o prêmio World’s Best Pastry Chef (melhor chef de confeitaria do mundo).

Em algumas datas comemorativas, como Dia dos Namorados, o restaurante prepara um cardápio especial. Agora em fevereiro, foi lançado um menu com cinco etapas pelo valor de 220 euros por pessoa (excluindo bebidas). Vieiras grelhadas de Erquy com musseline de aipo-rábano e trufa preta, e filé mignon de vitela grelhado, compõem o cardápio exclusivo. A música ao vivo completa o clima de romance. Para desfrutar de tudo isso, basta realizar reserva pelo site. O restaurante abre de segunda a domingo para almoço (12h às 14h30) e jantar (19h às 23h15).

+ infos: dorchestercollection.com/en/paris/hotel-plaza-athenee/

 

Veja as Fotos

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO