TOP Magazine

Aged Sumatra

Nespresso presta homenagem aos cafeicultores da região destacando processo produtivo

POR Redação 3 MIN

13 ago

3 Min

Aged Sumatra

POR Redação

	

As mãos dos artesãos de café de Sumatra e um processo produtivo inusitado. A combinação do toque do homem com a técnica apurada capaz de gerar um processo artesanal. Essa é a proposta da linha Master Origins, da Nespresso, e também da Edição Limitada Aged Sumatra que chega ao consumidor a partir do dia 10 de agosto em todo território nacional. Caracterizada por um longo processo de envelhecimento dos grãos, a nova variedade reforça as habilidades dos melhores mestres em café: os cafeicultores de um dos primeiros lugares do mundo conhecido por cultivar o grão em larga escala, a região de Sumatra, na Indonésia.

Os grãos 100% arábicas, colhidos em 2016, são armazenados em sacos de juta permeáveis, onde perdem e ganham umidade durante três anos, seguindo o ritmo da natureza. A cada três meses, esses sacos são abertos para que os grãos fiquem expostos ao ar e sequem de forma uniforme. “O grande diferencial dessa linha é a abordagem artesanal dentro dos processos produtivos. O cuidado único e a delicadeza de verdadeiros artesão do café, quase lapidando uma pedra preciosa. É exatamente essa relação de precisão e carinho entre o homem e a natureza, entre o produtor e o processo produtivo que queremos destacar aqui. É preciso muito cuidado para reembalar continuamente os grãos de café durante os meses e meses até chegarem ao ponto ideal com uma secagem uniforme que geram um efeito específico na xícara”, explica Guilherme Amado, Head do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentáve da Nespresso no Brasil.

Essa prática é geralmente associada ao processamento chamado giling basah (ou descascamento molhado, como também é conhecido), método que consiste em remover o pergaminho dos grãos enquanto estes ainda estão úmidos, permitindo que sequem com mais facilidade. O resultado traz notas amadeiradas com leve toque de especiarias, além de uma percepção aveludada, ressaltando sabores de cacau e de caramelo doce. A novidade pode ser apreciada nas medidas espresso (40ml) e lungo (110ml).

Além disso, os chocolates Nespresso Ruby Cocoa, especiais por serem feitos a partir do grão de cacau Ruby, estarão disponíveis no catálogo de lançamentos limitados para harmonizar com o Aged Sumatra. As xícaras espresso da Coleção Origin, com um novo interior na cor rosa da cápsula Colombia, também chega como Edição Limitada para completar o lançamento.

Todas as novidades podem ser encontradas nos canais oficiais de vendas da Nespresso – Boutiques, site, aplicativo ou telefone 0800 7777 737.

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO