TOP Magazine

A casa na árvore que toda criança sempre sonhou

A noroeste de Quito, o Mashpi Lodge é um refúgio de luxo construído com as mais recentes técnicas sustentáveis, em meio à selva equatoriana de Chocó

POR Melissa Lenz 4 MIN

27 jul

4 Min

A casa na árvore que toda criança sempre sonhou

POR Melissa Lenz

	

A aventura começa por volta das 8h30 da manhã, quando o motorista do Mashpi Lodge busca o hóspede na Casa Gangotena (Relais & Châteaux), na cidade de Quito, capital do Equador. Ainda bem que ele vem acompanhado de um experiente guia, porque durante os próximos 100 quilômetros, a sinuosa estrada de mão única passará a revelar uma paisagem deslumbrante entremeada pela cordilheira dos Andes, vulcões, quedas d’água, povoados agrícolas, ruínas do sítio arqueológico de Tulipe e uma vegetação cada vez mais exótica. Perto do meio-dia, você finalmente estará na Reserva Mashpi.

Eleito o melhor hotel ecológico da América do Sul (Word Travel Awards), o Mashpi Lodge tem o selo Unique Lodges of the World da National Geographic e desperta curiosidade logo na chegada. Construído com as mais recentes técnicas sustentáveis, a maior parte de sua estrutura foi pré-montada em Quito e só depois transportada para a selva equatoriana de Chocó, na mesma clareira onde funcionava uma antiga madeireira.

Perfeitamente harmonizada com a natureza selvagem, a moderna arquitetura tem paredes de vidro, que vão do chão ao teto e que, combinadas ao design e decoração modernista, provocam a sensação de se estar em um verdadeiro casulo de luxo em meio à uma área florestal protegida de 2500 mil hectares.

Após ser recebido pelo gerente do hotel, que lhe oferece um drink e uma toalhinha refrescante, o tempo é só seu. Depois de tomar um banho revigorante, almoçar e descansar, é a chance de planejar atividades personalizadas de acordo com seu perfil e preparo físico – tudo acompanhado pelos guias locais.

Talvez um passeio introdutório pela floresta mágica por trilhas que serpenteiam em torno de raízes e árvores, enfeitadas com orquídeas, lianas e bromélias. Quando a noite cai, surge uma nova tropa de criaturas: é aí que você poderá acompanhar seu guia para observar minúsculos (e alguns transparentes) sapos, cobras, insetos e até tarântulas na caminhada noturna.

O dia seguinte pode começar à primeira luz do terraço panorâmico, observando – e ouvindo – uma variedade de pássaros se agitando ao seu redor. Após o café da manhã, é possível caminhar até uma cachoeira para purificar as energias ou talvez seguir para o observatório de pássaros ou de borboletas.

Para os mais aventureiros, a sugestão é pedalar na floresta, a 100 metros de altura, nas bikes aéreas e se sentir numa versão mais selvagem do clássico de Steven Spielberg (E.T.: O Extraterrestre, 1982). Outra opção é subir os oito andares (26 metros) da Torre de Observação para contemplar a reserva por inteiro e observar o sol se pôr atrás das nuvens.

Highlights da propriedade

Sinta a energia inspiradora e a beleza intrincada da selva do topo da Torre de Observação. Depois de subir 8 andares (26 metros), ornitólogos e amantes da natureza terão a chance de observar algumas das belas espécies que chamam o Mashpi de suas casas. Segundo a equipe de pesquisa da propriedade, já foram identificadas 400 espécies de aves na área, incluindo 35 endêmicas e 32 de beija-flores.

Outra opção são as cachoeiras. Tome um banho natural refrescante em uma das inúmeras opções localizadas ao redor da Reserva. Sinta a energia da água enquanto revigora e reabastece seu espírito. O único risco é que você nunca mais se contente com uma piscina normal.

Para uma boa dose de adrenalina, sente-se, relaxe e respire fundo enquanto desfruta de uma viagem de 40 minutos por uma das gôndolas Dragonfly. Você vai se sentir confortável e, ao mesmo tempo, integrado à floresta. Trilhas são sempre uma boa pedida.

Vá para dentro da selva e se aventure pela vida selvagem ao redor. Descubra a fauna escondida com um passeio por uma das mais de 20 trilhas disponíveis. Siga o caminho da água enquanto ela flui pelas encostas das montanhas, abrindo vistas em constante mudança, perto e longe, e mostrando a variedade de flora que prospera nos vários níveis de altitude.

Amantes das pedaladas também têm espaço garantido e de uma forma diferente. Sinta-se voando a 100 metros de altura enquanto pedala ao longo de um cabo de 200 metros de comprimento que se estende sobre o rio e a selva no Sky Bike.  Tudo com a máxima proteção e segurança.

Os pequenos também não ficam de fora e se transformam em exploradores no momento em que pisam no Mashpi. No laboratório infantil, eles também têm a chance de colocar em prática tudo o que aprenderam no “Jurassic Park” das vegetações.

Relaxar e revigorar o corpo e a mente também faz parte de uma experiência completa em uma hospedagem. O espaço Samay, que como o nome mesmo já diz significa “alma” em Kichwa nativo, é um lugar onde seu bem-estar é alimentado para harmonizar com seu eu interior. Este é o canto ideal para nutrir a mente, o corpo e a alma.

O deck para prática de ioga em meio aos pássaros e o frescor do ar livre vale sua aposta. Para mais momentos de relaxamento em meio à exuberante floresta verde, reserve um horário na banheira de hidromassagem ao ar livre. Oportunidade perfeita para relaxar e se abrir para as infinitas possibilidades.

Já que o tema é relaxamento, obviamente, não poderia faltar um belo spa. Dois quartos aguardam o viajante com uma ampla variedade de tratamentos de beleza e massagens, que podem apreciados sozinhos ou em casal. Uma maneira de complementar suas aventuras e desenvolver uma profunda conexão com a natureza.

Quer mais? A gastronomia é bem rica e os chefs apostam na diversidade de ingredientes equatorianos, muitos dos quais são encontrados em toda a costa e nos Andes. Eles pegam o melhor desses dois mundos e complementam com pratos da culinária internacional – tudo a la carte, desde a pandemia. As bebidas e coquetéis também são inspiradas na cultura local.

E por fim, os apenas 24 quartos dispostos em três andares, todos projetados com janelas de vidro panorâmicas, com a floresta a poucos metros de distância. A sensação é de observar a natureza do conforto de sua cama dentro de uma cápsula de cristal ao som de uma sinfonia de pássaros e de outros aninais. Para quem for em família, é possível optar por um dos três pares de quartos interligados, com opção de camas padrão e king size. Uma aventura para embarcar com toda a família!

+ infos: mashpilodge.com

 

Veja as Fotos

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO