TOP Magazine

15 Maio

5 dicas para colecionar arte

Art Advisor Camila Yunes comanda empresa de consultoria que tem como objetivo tornar a arte mais acessível

POR @melissalenz com Fernanda blanes 5 MIN

15 Maio

5 Min

5 dicas para colecionar arte

POR @melissalenz com Fernanda blanes

	

Apaixonada pelo mundo das artes, Camila Yunes deu seus primeiros passos nesse universo ainda na infância. Hoje, a profissionalização do seu trabalho se consolida com a criação de um projeto chamado ‘Kura Arte by Camila Yunes’, que visa abrir as portas para novas experiências diante da arte, agregar conhecimento, gerar interesse, trazer novidades para o mercado e para novos públicos. Convidada pela TOP Magazine, a art advisor listou cinco dicas para quem quer começar a colecionar arte.

A art advisor Camila Yunes
A art advisor Camila Yunes

Para ela, colecionar é resultado de um processo de expansão do olhar, de curiosidade e encantamento – isso tudo para quem já tem um interesse geral em arte, frequenta exposições, galerias e ateliês de artistas. “É muito comum me perguntarem se existem regras para se começar uma coleção e a resposta é clara: não”, comenta Camila, que complementa ao pontuar a importância do colecionador dentro do mercado. “Muito além da aquisição, o colecionador tem um papel fundamental ao apoiar instituições, espaços independentes e jovens artistas”, conclui. Confira as cinco dicas valiosas de Camila para quem quer começar a colecionar:

1. Seja curioso! Visite exposições, feiras, galerias, museus –  tenha um engajamento real e curioso com este universo, que para muitos pode parecer distante.

2. Pergunte, tire dúvidas  – o que mais queremos é a troca –  questione a obra, questione-se e questione quem está ali te explicando. Aprofunde-se e treine o olhar.  Sempre combino com os meus clientes que neste momento não compramos nada.

3. Engaje-se!  Faça a sua lista de referências de artistas e movimentos que se identifica. Troque ideias com outras pessoas do meio, isso ajuda na construção do seu pensamento de coleção.

4. Compre a primeira obra – é natural ela venha desta pesquisa que você já fez. E o mais importante – compre o que você gosta e o que mexe com você, aquilo vai conviver e estar no seu dia a dia – vai contar um pouco sobre quem é você.

5. Ter e Manter. Cuide das suas obras, da limpeza  e conservação de cada uma – tenha uma rotina para isso. É importante levar em consideração o melhor lugar para colocá-las, tanto no quesito de expografia, quanto de iluminação para que a luz do sol não danifique a obra. Guarde sempre os certificados de autenticidade das obras.

Paulo Nimer Pjota
Paulo Nimer Pjota, representado pela galeria Mendes Wood DM para o projeto Caixa de Pandora idealizado pela Kura Arte

E o mais importante, ao longo deste processo: divirta-se e transforme-se, colecionar tem que ser divertido e estimulante.

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO