TOP Magazine

Vision

Filme japonês com Juliette Binoche é poesia em imagem e interpretação

POR Walter de Sousa, com exclusividade para a TOP Magazine 3 MIN

04 set

3 Min

Vision

POR Walter de Sousa, com exclusividade para a TOP Magazine

	

Um filme para ouvir o vento, observar a floresta de estação a estação antes de se ater ao enredo poético. Aliás, a floresta sempre foi a melhor metáfora cinematográfica para a mente humana, em seus âmbitos consciente e inconsciente. Assim, os dois personagens principais de Vision, da diretora Naomi Kawase, se encontram entre as árvores das montanhas de Nara, no Japão: Satoshi (Masatoshi Nagase), o solitário lenhador que se define como guardião do lugar, e Jeanne (Juliette Binoche), ensaísta francesa à procura da erva Vision, que nasce a cada 997 anos, com poderes de curar a dor e a angústia humana.

A busca de Binoche leva a outros personagens, como a misteriosa cega Aki (Mari Natsuki), que sabe os mais íntimos segredos da floresta, e o jovem Rin (Takanori Iwata), cujos caminhos vão se cruzar e revelar a trama. Há outras metáforas, muitas delas já gastas pelo cinema, como a do túnel (a iniciação, a imersão), que leva à casa de Aki, e a do cão guardião (protetor). Mas elas não ofuscam o deleite de desvendar o segredo de Jeanne.

Com ritmo de poema cinematográfico, é possível sentir o vento que balança as árvores altas, observar seus movimentos e “ouvir” os silêncios dos personagens. Binoche, que tem uma carreira repleta de personagens silenciosas, preenche as cenas, mais uma vez, com seu olhar expressivo.

Vision é um filme de distensão, meditativo. Como nas produções anteriores de Kawase, Esplendor (2018) e O segredo das águas (2015), a simplicidade da narrativa e das relações não evitam a abertura de velhas feridas. Aliás, Kawase cresceu na região de Nara, a conhece bem, assim como suas histórias. Em sua filmografia, Vision é o primeiro filme com uma atriz ocidental. Para sua sorte, escolheu Juliette Binoche, que empresta a mesma exuberância e beleza que a floresta de Nara.

Vision

Direção: Naomi Kawase

Elenco: Juliette Binoche, Masatoshi Nagase, Mari Natsuki, Min Tanaka e Kazuko Shirakawa

Estreia: 5/9

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO