TOP Magazine

17 maio

Top 5 Uísques

Uma seleção exclusiva de Single Malt Scotch Whiskies para alegrar o espírito

POR Redação 2 MIN

17 maio

2 Min

Top 5 Uísques

POR Redação

	

The BALVENIE 12 YEAR OLD

O Balvenie 12 anos Single Barrel First Fill é envelhecido em barris de Bourbon que, como define o rótulo, são utilizados uma única vez para garantir caráter exclusivo a este uísque com graduação alcoólica de 47,8%. O aroma se distingue no paladar de sutil sabor frutado e notas intensas de baunilha acompanhadas de especiarias. A destilaria localizada em Dufftown, na região de Speyside, Escócia, foi fundada por William Grant, que a estabeleceu próximo do castelo de mesmo nome no fim do século 19. É das poucas que ainda cultiva a própria cevada em seus tradicionais “terroirs”. A marca é distribuída por William Grant & Sons.

thebalvenie.com

GLENMORANGIE’S EALANTA

O Glenmorangie’s Ealanta é envelhecido por 19 anos em barris de carvalho americano virgem, o que confere sabor diferenciado a este uísque com graduação alcoólica de 46% e ressalta  a suavidade. O aroma se caracteriza por notas de caramelo, baunilha e um toque de frutas cozidas. O sabor surpreende com notas de castanha-do-pará e caramelo, além de baunilha, laranja cristalizada e amêndoas. A destilaria Glenmorangie, localizada nas “Highlands”, Terras Altas da Escócia, foi fundada em 1843 e se caracteriza por ter os alambiques mais altos, com 5,14 metros de altura, permitindo vapores mais puros e leves no processo de destilação. A marca é do grupo Louis Vuitton Moët Hennessy.  

glenmorangie.com

 

GRANT 18 YEAR OLD

O Glen Grant 18 anos é definido no Jim Murray’s Whisky Bible como o melhor single malt da atualidade. Este uísque com graduação alcoólica de 43% se caracteriza pela cor palha levemente dourada com complexa e suave cremosidade. O aroma destaca notas doces equilibradas com carvalho e especiarias. O sabor ressalta caramelo maltado, passas e baunilha com finalização bem longa e doce, destacando nozes e especiarias. A destilaria de Speyside, que foi fundada em 1840 pelos irmãos John e James Grant, é agora de propriedade do grupo italiano Campari e, por isso, também é a marca de uísque mais vendida na Itália.

glengrant.com

HIGHLAND PARK 15 YEAR OLD

O Highland Park 15 anos é envelhecido em barris americanos de xerez, que são torrados e secos com turfa, mantendo na madeira o aroma do vinho licoroso. O processo confere característica exclusiva e suavidade a este uísque com graduação de 40%. No aroma se distinguem frutas cítricas como laranja e casca de limão, além de baunilha.

O sabor adocicado com notas de amêndoa e groselha tem longa finalização, que ressalta um acentuado toque defumado de malte bem torrado. Apesar do nome, ele não é produzido nas Terras Altas, mas em Kirkwall — ilhas de Orkney, no extremo norte da Escócia —, na destilaria que iniciou as atividades, segundo a lenda, em 1798. É distribuída pelo Edrington Group.

highlandparkwhisky.com

 

OLD PULTENEY 21 YEARS

O Old Pulteney 21 anos é envelhecido em barris de carvalho de origem americana e engarrafado em Wick, pequena cidade pesqueira no extremo norte da Escócia. Com graduação alcoólica de 46%, destaca-se pela cor âmbar brilhante. O aroma ressalta nuances de frutas e detalhes picantes. O sabor revela complexidade surpreendente e cremosidade com notas de caramelo, baunilha e especiarias, com finalização média. A destilaria, fundada em 1826, é bem artesanal e, apesar de pouco conhecida, acabou sendo fechada em 1922. Retornou às atividades em 1951. Atualmente é do grupo Interbev.

oldpulteney.com

 

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO