TOP Magazine

Todos já sabem

Filme iraniano falado em espanhol, tem enredo policial mas trata do drama humano

POR WALTER DE SOUSA, ESPECIAL PARA TOP MAGAZINE 2 MIN

20 fev

2 Min

Todos já sabem

POR WALTER DE SOUSA, ESPECIAL PARA TOP MAGAZINE

	

Seria um thriller policial se não fosse dirigido pelo diretor iraniano Asghar Farhadi. Como em A separação (2011), que o consagrou ao receber o Oscar de melhor filme estrangeiro, os personagens não entram nem saem impunes das situações que eles próprios criam. Também não há julgamentos morais, não há bandidos ou mocinhos.
Apenas seres normais, com seus erros e acertos. Assim, Todos já sabem, que reúne a melhor trinca de atores de língua espanhola do cinema atual – Javier Bardem, Penélope Cruz e Ricardo Darín – entrelaça destinos e revolve segredos passados, sem um mínimo de apelo melodramático e sem perder o ritmo de thriller. Penélope Cruz é Laura, que vive na Argentina com o marido (Darín) e viaja para seu vilarejo natal, no interior da Espanha, com os dois filhos, para o casamento da irmã. Vai com a filha adolescente Irene, de gênio independente e aventureiro, que logo se envolve com um rapaz do lugar. Bardem é um velho amigo da família e de todos, próspero produtor de vinhos. A história gira em torno de um sequestro que ocorre em meio à festa de casamento. Embora os personagens passem o restante da fita batendo cabeça para levantar o dinheiro do resgate, é a partir daí que emergem suas fraquezas humanas.
Elas fazem brotar o segredo que “todos já sabem”, menos os espectadores, que se veem enredados pela tensão dos acontecimentos e o ritmo das revelações. Embora os atores garantam boas atuações, com leve destaque a Bardem, é o diretor quem maneja com habilidade a trama.
Aliás, ele teve de lidar com a dificuldade de roteirizar e dirigir numa cultura diferente da sua. Em entrevista recente, Farhadi confessou que foi a forma que encontrou para conceber um filme centrado do drama humano e não na trama política, como se costuma esperar de um filme iraniano.

Todos já sabem
Direção: Asghar Farhadi
Elenco: Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín, Eduard Fernández, Bárbara
Lennie, Inma Cuesta, Elvira Mínguez, Sara Sálamo, Roger Casamajor, José Ángel
Egido
Duração: 132 minutos

Estreia em 21 de fevereiro

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO