TOP Magazine

Testemunha invisível

Policial italiano tem narrativa construída a partir de conversa entre cliente e advogada, com versões que se sobrepõem e muita reviravolta

POR Walter de Sousa 3 MIN

30 jan

3 Min

Testemunha invisível

POR Walter de Sousa

	

O gênero policial no cinema italiano é chamado de giallo (amarelo, nome que vem importado dos livros policiais, que tinham a capa nessa cor) e viveu seu auge de popularidade entre as décadas de 1960 e 1980. Tanto que muitos diretores entraram no mercado a partir dos giallos. Testemunha invisível, dirigido por Stefano Mordini, que iniciou carreira como documentarista, bebe nessa fonte com uma trama com todos os ingredientes apreciados pelos aficionados em filmes policiais, incluindo o final revelador. No entanto, se trata de uma refilmagem do espanhol Um contratempo (2016), dirigido por Oriol Paulo, em versão quase idêntica. Repleto de sobreposições narrativas, o filme trata do crime que vitimou a fotógrafa Laura (Miriam Leone) quando estava hospedada num hotel com o amante, empresário do setor tecnológico, Adriano Doria (o galã italiano Ricardo Scamarcio, de John Wick 3) Como linearidade narrativa não contribui muito para gerar suspense, tudo se dá numa conversa de três horas – o filme é menor, calma – entre o empresário e a advogada Virginia Ferrata (Maria Paiato), num ritmo em que se cruzam versões, desmentidos, reafirmações e, claro, inúmeras reviravoltas. Ferrata é, na verdade, uma preparadora de testemunhas, e foi contratada pelo advogado do empresário para conseguir uma versão plausível que comprove sua inocência diante dos juízes.


A história retrocede, então, três meses, quando os amantes passam alguns dias num encontro furtivo na região de Trentino (norte da Itália). Na viagem de volta sofrem um acidente automobilístico que mudará o rumo da vida do empresário, colocando em risco o seu casamento e a sua carreira profissional. Durante o desenrolar da trama a advogada Ferrata repete um sem-número de vezes o bordão: “Os detalhes! Fique atento aos detalhes!”. Uma advertência que vale também para o espectador. O que não é nenhuma novidade aos amantes do gênero policial.

Testemunha invisível
Direção: Stefano Mordini

Elenco: Riccardo Scamarcio, Miriam Leone, Fabrizio Bentivoglio, Maria Paiato, Sara
Cardinaletti, Nicola Pannelli, Sergio Romano, Paola Sambo.
Estreia: 30/1

VEJA O TRAILER

Veja as Fotos

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO