TOP Magazine

A Mula

Com este filme, Clint Eastwood, 88 anos, volta a atuar e dirigir

POR WALTER DE SOUSA, COM EXCLUSIVIDADE PARA TOP MAGAZINE 4 MIN

15 fev

4 Min

A Mula

POR WALTER DE SOUSA, COM EXCLUSIVIDADE PARA TOP MAGAZINE

	

Earl Stone é um dedicado cultivador de lírios. Por causa deles passou a vida peregrinando de estado em estado da América para participar de torneios que premiavam as melhores produções da floricultura. Uma vida ao mesmo tempo simples e glamorosa, repleta de coquetéis e encontros fraternais. O que o fez, aliás, deixar a  família de lado. Aos 80 anos, Stone recebe mais um reconhecimento por suas flores enquanto a filha amarga a ausência do pai justamente no dia do casamento. A chegada da Internet e o comércio eletrônico encerram os dias de glória de Stone, arruinando o seu negócio. Ao fazer uma rara aparição no almoço pré-nupcial da neta, ele é rechaçado pela ex-mulher e pela filha, ao confirmarem a sua derrocada financeira.
No mesmo encontro um simpático rapaz se compadece da situação do velho e deixa com ele um cartão para o caso de precisar fazer uns “bicos” recebendo frete de transporte. Afinal, viajar também é seu grande talento! Ao aceitar o trabalho e perceber que a cada viagem ele ganha muito bem, o velhinho se transforma em “mula” (gíria para traficantes que levam cargas de drogas sem despertar suspeitas) do cartel local. Só que também está na área o agente Colin Bates, do combate às drogas, que, por meio de um infiltrado, acaba descobrindo as rotas das mulas. Enquanto isso, o simpático Stone se torna a mais destacada mula do cartel.

Dez anos depois de Gran Torino (2009), Clint Eastwood, com 88 anos, dirige e ao mesmo tempo atua em A mula, produção que tem Bradley Cooper, Laurence Fishburne e, no papel do chefão do cartel, Andy Garcia. A história se baseia numa reportagem publicada pelo New York Times Magazine sobre uma mula do cartel mexicano de Sinaloa. A empatia de Eastwood e a simpatia de seu personagem garantem a atuação e a direção de um roteiro que explora bem a ideia inicial. Sua capacidade de dissimular a proximidade do risco garante bom divertimento. Além da acidez das piadas. Num dado momento, o velho motorista encontra uma família parada no acostamento com o pneu do carro furado. Ao oferecer ajuda, descobre que o marido procura sinal no celular para saber como fazer a troca. Ao que responde Stone: “Sim, hoje ninguém sabe fazer mais nada se não olhar na Internet!” (Walter de Sousa)

A mula
Direção: Clint Eastwood

Elenco: Clint Eastwood, Bradley Cooper, Laurence Fishburne, Michael Peña, Dianne
Wiest e Andy Garcia.
Distribuidora: Warner Bros.

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO