TOP Magazine

Parasita

Filme coreano de humor negro remexe as entranhas do abismo social e faz rir de nervoso

POR Walter de Sousa 3 MIN

21 out

3 Min

Parasita

POR Walter de Sousa

	

O filme que ganhou este ano a Palma de Ouro em Cannes, na França, conta uma história de humor negro em que o conflito social exacerba até o sangue cair por terra. Mas o processo é lento e crescente. O filme dirigido por Bong Joo Ho, de Okja, blockbuster exibido pela Netflix, dilacera a divisão social numa Coreia do Sul que vive o fantasma da vizinha bélica de mesmo nome. A narrativa se constrói com a relação de duas famílias, ambas com a mesma configuração pai-mãe-filho-filha: os Kim, que vivem de pequenos golpes para buscar inserção na sociedade capitalista, entre eles “roubar” o wi-fi do vizinho e montar caixas de pizza para ganhar algum trocado; e os Park, milionários que vivem numa imensa mansão planejada pelo arquiteto da moda, preenchida com empregados dedicados às tarefas cotidianas da família. Ambas se cruzam quando o filho dos Kim consegue emprego para dar aulas de inglês para a filha dos Park. Daí se inicia um processo ardiloso para colocar toda sua família Kim dentro da mansão dos Park como empregados, mesmo que isso os impulsione a enredar os antigos funcionários em tramas nada éticas.
A grande questão é que essa convivência forçada acaba derivando para uma relação parasitária. Os Park se tornam o tronco em que os Kim se agarrarão para sugar a seiva social. Não são os primeiros nem os únicos, o que torna o filme uma chaga exposta sobre o abismo social que inviabiliza a convivência civilizada entre classes.
Em algumas passagens, aparece, imponente, a sombra da vizinha Coreia do Norte, dominada do por um ditador que gosta de chantagear o mundo com sua tecnologia bélica nuclear: a mansão possui um amplo abrigo para acolher a família caso o botão dos mísseis seja apertado; e a governanta, para se vangloriar do poder que tem na casa, faz um discurso imitando o ditador Kim Jong-il. Fora isso, a narrativa é moldável a várias sociedades, seja no Ocidente ou no Oriente. Para rir de nervoso.

Vem conferir o trailer

Parasita
Direção: Bong Joon Ho
Elenco: Song Kang Ho, Lee Sun Kyun, Cho Yeo Jeong, Choi Woo Shik, Park So Dam, Lee Jung Eun, Chang Hyae Jin
Estreia: 7/11

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO