TOP Magazine

Onde colocar tantos milionários?

Este é um dos “problemas” do pequeno Principado de Mônaco, que tem apenas dois quilômetros quadrados e um em cada três residentes é milionários

POR Redação 2 MIN

12 mar

2 Min

Onde colocar tantos milionários?

POR Redação

	

Na encosta da Riviera Francesa tem um lugar sem impostos para pagar, carros de luxo passam a todo o tempo nas ruas, que são extremamente limpas, e passeios de iate fazem parte do dia a dia. Mônaco é realmente o lugar dos bem-nascidos, mas falta espaço para tantos. Então as autoridades do país tomaram uma decisão radical: permitir a construção de ilhas artificiais no mar.

Com demanda imobiliária crescente, é estimado que cerca de 16,1 mil milionários ou multimilionários vão tentar adquirir uma fatia deste pequeno território nos próximos dez anos. Mas e o espaço?

Um levantamento da Knight Frank mostra que o valor das casas em Mônaco está acima do mercado mundial, com preços que variam entre 53 mil e 100 mil euros (R$ 211 mil a R$ 400 mil) por metro quadrado.

Com custo de 1,5 bilhão de euros, o projeto inicial prevê adicionar seis hectares de terra até 2026. O governo vai supervisionar e o dinheiro virá de investidores privados.

A nova área vai se chamar Portier Cove e é projetada para atender um porto grande o suficiente para 30 navios, um parque paisagístico e edifícios residenciais de luxo com uma planta para 120 moradias.

O grande desafio é colocar grandes câmaras estanques cheias de concreto dentro do mar,  depois drenar a água ao redor e preencher com areia importada da Sicília.

O plano é realocar a flora e fauna marinhas existentes no local e criar um recife artificial impresso em 3D.

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO