TOP Magazine

O passageiro fiel

Vale a pena participar de uma aliança áerea? A TOP te conta!

POR Redação 2 MIN

04 set

2 Min

O passageiro fiel

POR Redação

	

Para quem vive viajando a trabalho, é uma grande vantagem utilizar os benefícios oferecidos pelas alianças, principalmente quando é possível estendê-los a todas as companhias aéreas membros. Além de utilizar as milhas acumuladas em novos destinos, os privilégios se multiplicam, garantindo viagens futuras ainda mais econômicas e confortáveis. No caso da oneworld, esses privilégios são multiplicados por 14 – ou seja, o número de companhias que integram a aliança, juntas, dão acesso a mais de mil destinos em cerca de 150 países. Entre elas estão a LATAM Airlines, American Airlines, Iberia, Airberlin, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Japan Airlines, Qantas, Malaysia Airlines, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines, que ainda conta aproximadamente com mais 30 operadoras afiliadas.
Um passageiro frequente pode ter acesso a uma infinidade de privilégios dentro das alianças aéreas, que serão designados de acordo com o status do cartão de fidelidade. A oneworld, por exemplo, possui os cartões Ruby, Sapphire e Emerald. Os passageiros só precisam procurar pela logomarca “oneworld priority” nos avisos do aeroporto, para descobrir os muitos privilégios da aliança. Conheça alguns:

Milhagens
Para acumular milhas é necessário viajar uma quantidade mínima de vezes em voos operados pelas companhias aéreas membros da oneworld. As milhagens devem ser acumuladas dentro dos respectivos programas de cada companhia e a oneworld fornecerá inúmeras destinos ao redor do mundo.

Se você for associado do topbonus da Airberlin do AAdvantage® Program da American Airlines, do Executive Club da British Airways, do Marco Polo Club da Cathay Pacific, do Finnair Plus, JAL Mileage Bank, Iberia Plus, LANPASS, TAM Fidelidade, Malaysia Airlines Enrich, Qantas Frequent Flyer, Qatar Airways Privlege Club, Royal Jordanian Royal Plus, S7 Priority ou SriLankan FlySmiLes, seus prêmios e privilégios serão estendidos para toda a aliança oneworld.

Você ganha milhas em seu programa sempre que viajar em voos e tarifas qualificadas de qualquer companhia aérea da aliança oneworld. Os voos qualificados também valem para avançar ou manter o status do seu cartão. Existem três categorias de cartão fidelidade oneworld: Emerald, Sapphire e Ruby, que determinam o status dos privilégios e milhagens.

Os membros de cada companhia aérea da aliança oneworld podem ganhar e resgatar milhas com suas companhias aéreas parceiras. Portanto, quando você estiver pronto para resgatar suas milhas ou pontos para uma viagem-prêmio, a oneworld lhe oferecerá inúmeras opções, contando com cerca de 1.000 destinos em todo o mundo.

Para ganhar status do cartão no programa de uma companhia aérea da oneworld, o cliente deve viajar uma quantidade mínima de vezes em voos operados pela companhia aérea. Cada programa determina a quantidade mínima de voos exigida. Consulte seu programa para obter mais detalhes.

 

Lounges VIP
Se o status de cartão de passageiro frequente oneworld® for Emerald ou Sapphire, ou viajar de Primeira Classe ou Classe Executiva em qualquer companhia aérea membro da oneworld, o passageiro frequente terá acesso a mais de 650 salas VIP em todo o mundo. Um relax ou até uma pausa para colocar o trabalho em dia poderão ser desfrutados com conforto e estilo antes da partida, independentemente de qual companhia aérea membro da oneworld escolher viajar. Cada lounge é um mundo, com restaurante, bar, spa, muitos deles com camas e chuveiros. Entre conexões, nada como tomar uma ducha, antes de seguir viagem.
Os associados com status Emerald e Sapphire ainda podem trazer um convidado à sala VIP. O convidado também deve estar viajando em voo operado e comercializado por uma companhia aérea da oneworld. Basta mostrar o cartão de embarque e associação de passageiro frequente com o status de cartão oneworld Emerald ou Sapphire para acessar uma sala VIP.

 

Prioridade nas filas
Nem todos os status de cartão têm direito ao Fast Track, ou seja, a passagem prioritária no controle de segurança. Este é um benefício oferecido aos passageiros frequentes Emerald que têm passe antecipado, independentemente da classe em que estiverem viajando (exceto quando há alguma restrição do aeroporto local). Já no embarque, todos os cartões dão direito à prioridade nas filas.
Escolha do assento
O acesso a lugares preferidos ou pré-reservados, de acordo com a política da empresa aérea membro da oneworld que opera o voo, é um privilégio de todos os associados. A confirmação de assento é feita no momento do check-in, que pode ser realizado no site da companhia ou no aplicativo do celular, 72 horas de antes do horário da partida.
Pedido de refeição especial
O menu especial só precisa ser solicitado com no mínimo 24 horas de antecedência. Vale fazer isso no momento da reserva. As regras variam de companhia para companhia. Nos voos internacionais com duração superior a 3 horas e meia, por exemplo, a Latam oferece diversos menus: dietas suaves, dieta para diabéticos, dietas baixas em glúten, comida kosher, dietas baixas em calorias, dietas baixas em colesterol, dietas baixas em sódio, dietas baixas em lactose, dieta vegetariana vegana (sem lácteos ou ovos) e dieta vegetariana lacto-ovo (pode incluir lácteos e ovos). O passageiro pode solicitar o serviço pelo site até 24 horas antes do seu voo, escolhendo uma das opções.
Bagagem adicional
Os passageiros frequentes oneworld podem aproveitar o limite de bagagem adicional grátis. Passageiros Emerald, voando em cabines da primeira classe ou da classe executiva receberão, em muitos casos, um limite ainda maior para bagagens despachadas gratuitamente.
Suporte em conexões internacionais
Conexão entre companhias aéreas e aeroportos desconhecidos podem ser uma experiência estressante, especialmente se seu voo está atrasado. É por isso que as empresas aéreas oneworld se reuniram para formar equipes de especialistas em conexões: o Global Support oneworld. Em aeroportos selecionados da rede, as equipes monitoram os voos de conexão e, sempre que possível, ajudam o passageiro, se a sua conexão estiver em risco.
As equipes do Global Support da oneworld auxiliam o passageiro em apuros para que ele use filas especiais de atendimento rápido na imigração ou nos postos de segurança, para ajudá-lo a pegar seu próximo voo. O Global Support da oneworld atualmente está disponível nos aeroportos Heathrow (Londres), Barajas (Madri), JFK (Nova Iorque), Fort Worth (Dallas), O´Hare (Chicago), Miami, Los Angeles e Sydney. O serviço é oferecido nesses aeroportos sempre que possível, sujeito a restrições operacionais.

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO