TOP Magazine

Nina tem medo de palhaço

Livro infantil aborda infância e refúgio de modo original

POR Mônica Arouca com exclusividade para a TOP Magazine 3 MIN

28 mar

3 Min

Nina tem medo de palhaço

POR Mônica Arouca com exclusividade para a TOP Magazine

	

Nina tem medo de palhaço, livro infantil do escritor brasileiro Walter de Sousa, chega em boa hora. Parece que a obra nasceu destemida e precisa, como um dardo ao atingir o ponto certo: a narrativa traz a história de Nina, uma menina que chega com a mãe a um campo de refugiados, depois de perder a casa e deixar o que até então lhe proporcionava uma noção de identidade. Assustada com a nova situação de vida, a pequena protagonista vai se desenlaçando do medo paralisante e entendendo que o medo, sentimento inerente ao humano, pode ser um impulso para ações positivas.

A convergência entre essas emoções e descobertas está na personagem Jurubeba, uma palhaça que leva alento às crianças por meio de espetáculos circenses. A originalidade do livro ganha destaque não apenas nas lindas ilustrações da artista plástica Mariana Fujisawa, mas também nas  cenas  e diálogos que percorrem as 19 páginas do livro: a tenda do campo ganha a ideia de lona de circo, Jurubeba é tão humana quanto Nina e, empaticamente, a palhaça revela que também tem medos, o que é natural, mas que a “risada é sua casa”. A “casa” pode, então, estar em qualquer lugar, e é esse ponto que convida o leitor a refletir sobre o medo como impulso positivo no enfrentamentos das adversidades.

Para a alegria dos leitores: Jurubeba existe e foi inspiração para Walter de Sousa. Jurubeba é Gabi Sigaud Winter, criadora e diretora da companhia de palhaços Clowbaret. Gabi e sua trupe atuam mundo afora, principalmente em regiões de grande risco social. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) há de 50 milhões de crianças refugiadas em todo o mundo. Nina tem medo de palhaço é dedicado a elas.

Serviço:

Nina tem medo de palhaço, de Walter de Souza.

Literatura infantil. Editora Kapulana, 19 páginas.

Lançamento em São Paulo:  30/03/19, às 16h00. Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915- Vila Madalena.

06/04/19, às 14h00, Livraria Cultura – Market Place.  Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902 – Piso1, loja 222,  Cidade Monções.

 

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO