TOP Magazine

11 mar

Mercedes das Picapes

Com a Classe X,  a marca da estrela de três pontas faz sua estreia e traz novos paradigmas para esse segmento do mercado

POR Roberto Marks 3 MIN

11 mar

3 Min

Mercedes das Picapes

POR Roberto Marks

	

 

 

A picape Mercedes-Benz Classe X marca a entrada do fabricante nesse segmento específico do mercado. Não é algo que possa ser considerado como novidade revolucionária, já que a empresa tem grande e longa experiência, além de ampla gama de veículos comerciais tanto leves como pesados. Mas nunca antes foi comercializada uma picape com a marca Mercedes-Benz, a não ser uma tentativa da filial argentina, na década de 1970, desenvolvida sobre a carroceria de um sedã. Experiência local e pontual.  

A Mercedes das picapes, como a montadora define seu novo modelo, procura adequar as características típicas de utilitário multiuso, como robustez, funcionalidade, força e adequação a todo tipo de terreno, com o tradicional padrão de estilo Mercedes-Benz. O destaque fica para as linhas da carroceria, com design agressivo, destacando superfícies realçadas e balanços reduzidos. A isso somam-se os detalhes no acabamento requintado, além das preocupações com conforto e segurança ativa e passiva.

A picape Mercedes-Benz Classe X foi desenvolvida em conjunto com o grupo Renault-Nissan e utiliza a mesma plataforma da nova Nissan Frontier e da Renault Alaskan, que ainda será lançada. O motor diesel 4 cilindros, common rail, de 2,3 litros turbo na Classe X 220 d, tem 163 cv, enquanto o biturbo na versão X 250 d tem 190 cv. Ainda este ano será oferecido o motor V6 diesel, biturbo, com 258 cv.

O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de sete marchas. E a tração pode ser integral ou só na traseira.

A Mercedes das picapes incorpora detalhes exclusivos com relação aos outros concorrentes, que vão do frontal imponente, no qual se destaca a grade do radiador com duas lamelas e a característica estrela de três pontas centralizada ao capô do motor vincado e faróis com desenho hexagonal. Internamente, além do painel elegante com design exclusivo, o revestimento tem seis opções de acabamento, inclusive duas variações de couro, com costuras contrastantes e duas cores para o teto.

A picape Mercedes-Benz Classe X oferece diferentes estilos de vida e uso profissional: a versão Pure, mais rústica para a utilização clássica; a Progressive, para quem deseja uma opção específica no que se refere ao conforto; e a Power, versão top de linha com todas as características de uma picape, mas acabamento requintado de um sedã de luxo. Lançada na Europa, no final do ano passado, deve chegar ao mercado sul-americano no fim deste ano ou no começo do próximo.   

 

A Mercedes das picapes é direcionada para diversos tipos de clientes, como os fazendeiros na Argentina, empresários da construção civil na Austrália, famílias que desejam utilitário do segmento premium, como no Brasil, pessoas ligadas às tendências da moda, como na África do Sul ou no Reino Unido, assim como aventureiros e esportistas da Nova Zelândia ou da Alemanha. Além disso, também é destinada ao mercado dos Estados Unidos, no qual picapes são modelos com grande demanda.

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO