TOP Magazine

Martin Eden

Baseado no último livro de Jack London, autor de romances de aventuras, filme traz trama de intolerância e preconceito no início do século XX

POR Walter de Sousa 2 MIN

10 fev

2 Min

Martin Eden

POR Walter de Sousa

	

Diversos romances de aventura de Jack London ganharam versões cinematográficas, entre eles Caninos brancos (dirigido em 1991 por Randal Kleiser) e O chamado da floresta (a versão mais recente, com Harrison Ford e dirigida por Chris Sanders, está por estrear), ambos passados nas geleiras do Alaska. London conheceu bem a região, onde foi morar na juventude, após abandonar a Universidade da Califórnia, no final do século XIX, atraído pela corrida do ouro. Martin Eden seu último romance, autobiográfico, não se trata de aventura, mas da trajetória de um pescador e sua obstinação em se tornar escritor. Um dia decide defender um rapaz que apanha numa briga e se torna seu grande amigo, o que o leva a conhecer sua irmã, por quem se apaixona. A família vive o último suspiro aristocrático pré-guerra, mas mantém a fleuma ao rejeitar o rapaz como possível membro. Vítima da intolerância, o personagem central, que passou a se interessar pelos livros por influência da família, se lança numa formação intelectual orgânica, não acadêmica, escrevendo obcessivamente os contos enviados a inúmeras revistas literárias, sempre rejeitados. Foi assim também com London, antes de se tornar o terceiro autor americano mais lido em seu país.
Luca Marinelli, que levou o prêmio de melhor ator pelo papel no Festival de Veneza no ano passado, é Martin Eden. A direção de Pietro Marcello às vezes parece apressada em contar a história, o que justifica alguns saltos temporais subentendidos pelo espectador. Sua grande sacada foi intercalar as cenas com trechos de antigos filmes em 16 mm colorizados – aliás, a produção foi também feita no formato, o que garante um certo ar nostálgico a quem assiste por conta das texturas de imagem. O filme traz ainda belas locações de Nápolis, para onde a narrativa foi transportada.

Martin Eden
Direção: Pietro Marcello

Elenco: Luca Marinelli, Carlo Cecchi, Marco Leonardi, Jessica Cressy, Vicenzo
Nemolato.
Estreia: 27/2

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO