TOP Magazine

Está Escrito!

Nadando a passos largos, Isa Scherer mostra que o talento vai muito além da genética. Assim, ela escreve sua própria história como atriz e na moda...

POR Simone Blanes 3 MIN

21 maio

3 Min

Está Escrito!

POR Simone Blanes

	

Dentre as dez tatuagens de Isa Scherer — todas pequenininhas —,
a que mais chama a atenção pelo significado é a frase “Go Your Own Way” (em português “Siga Seu Próprio Caminho”). Não só por ela ter “metade do mapa astral em Aquário”, o que já sugere ser independente por natureza, mas porque realmente faz e acontece, seguindo suas próprias direções e intuições. Nascida em Florianópolis, a filha do ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, poderia ter enveredado para a natação. Até tentou — começou a nadar aos 9 anos — e se saiu muito bem. “Pensava que seria uma nadadora olímpica como o meu pai. Treinava de segunda a sábado e participava de competições. A pressão era grande por ser filha do Xuxa”, conta Isa, que chegou a ser campeã brasileira de revezamento e vice-campeã brasileira na prova dos 100 metros nado peito. Mas não era a piscina que fazia seus olhos brilharem. Gostava mais de entrar no closet da avó Rosalba, mãe de Xuxa, e vestir suas roupas. “Colocava aqueles sapatos gigantes, mal conseguia andar, mas provava tudo e ainda a fazia assistir meus desfiles”, lembra. A avó materna, Júlia, também alimentou esse contato com a moda, só que de outra forma: fazendo roupas das bonecas Barbie, que a menina colecionava. “Tenho umas 30, guardadas até hoje”, diz a atriz, que ainda pedia para a avó costurar para ela cópias dos figurinos da cantora Sandy. “Era completamente louca por Sandy & Junior.” Aos 15 anos, cansada da rotina de treinos, Isa abandonou a natação e foi fazer teatro. “Quando estava no curso do Wolf Maia, peguei uma websérie da Capricho.” Não parou mais! Estreou na TV em 2012, na série Família Imperial, do Canal Futura, participou de Experimentos Extraordinários, do Cartoon Network, e deu vida à vilã Sarita, de Que Talento!, do Disney Channel. Mas sua personagem de maior repercussão foi a patricinha rica Clara Becker, de Malhação: Viva a Diferença, na TV Globo, que, com problemas familiares, cortava o próprio corpo. “Cenas difíceis. Era muito louco tentar entender o que se passa na cabeça da pessoa e o que a leva a fazer isso. Foi meu maior desafio como atriz.” Agora, se prepara para estrear como Helen em PSI, série da HBO.

Carreira essa que vai muito bem, e que, ela garante, não teve a menor interferência pela fama do pai atleta. “Em todos os trabalhos que fiz, os diretores não sabiam. Descobriram no meio: ‘Nossa você é filha do Xuxa?’”, diverte-se. Mas nem só de atuação vive Isa Scherer. Sua outra paixão, a moda, é mais latente do que nunca, o que a fez investir em sua marca Serê, recém-inaugurada como e-commerce. “É baseada em roupas que gosto de usar, que me identifico. Faço tudo: croqui, desenho técnico, e as pessoas ficam impressionadas como é a minha cara”, sorri a loira, que ainda faz sucesso no Instagram, seguida por mais de 720 mil pessoas. “Fui blogueira da Capricho, então tem algum tempo que estou envolvida nesse mundo da internet. Acho que chamo a atenção por postar a Isa real, sem maquiagem, no dia a dia. Nos stories, sou completamente eu”, reflete. “Ao mesmo tempo, tem várias coisas que meus seguidores não fazem ideia porque temos que saber separar a vida real. As pessoas misturam muito o que veem no Instagram com o que somos de verdade. Ninguém é perfeito como muitas vezes parece nas redes.” Solteira, Isa mora em São Paulo com a mãe Vanessa Medeiros — dona da confecção em que são feitas as peças da Serê    e o padrasto Renan Ribeiro, a quem considera um segundo pai. Mas, como boa aquariana, ela adora preservar sua liberdade. E vive no futuro, gosta de inventar, ser diferente, tem o prazer de inovar e surpreender. Coisas, que aliás, fazem muito bem e a levam para o destino que escolheu: como atriz e na moda. Como diz uma outra tatuagem de Isa “maktub”: está escrito!

Fotos: João Paulo Santos   

Rede social:  @isascherer    

 

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO