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13 jul

Eco-conscious

Conheça as marcas de luxo que se preocupam com o meio ambiente

POR Daniela Saddi 2 MIN

13 jul

2 Min

Eco-conscious

POR Daniela Saddi

	

Cada vez mais as marcas se preocupam com o meio ambiente e o tema virou até um diferencial na hora da compra para muita gente. Os riscos ambientais no mundo da moda não podem ser ignorados e é por isso que designers famosos estão se adaptando cada vez mais ao “Eco-Conscious”. Tecidos como nylon e poliéster são fabricados a partir de produtos químicos; no tingimento, litros e litros de água são utilizados e voltam para a natureza; o processo de branqueamento também é prejudicial devido ao uso de cloro que contém dioxina, que é uma substância tóxica cada vez mais ligada ao câncer e danos no sistema imunológico, entre tantos outros danos que uma simples roupa pode causar.
Em 2012, Manolo Blahnik criou uma coleção de sapatos feitos de peles de tilápia descartada, cortiça e ráfia. Os calçados movimentaram a indústria de matérias sustentáveis ao reutilizar as peles de peixe, pois normalmente são desprezadas pela indústria de alimentos.

A Tiffany&CO. é uma das mais renomadas marcas de joias dentro do mercado de luxo. Para produzir suas peças, a marca só compra pedras preciosas de países que participam do Sistema de Certificação de Processos de Kimberley. O objetivo é diminuir a negociação de conflito de diamantes e não financiar movimentos violentos – como acontece com muita frequência em alguns países africanos.

Donna Karan atua dentro do mundo da moda há muito tempo e neste tempo viu a necessidade de produzir peças que não são apenas ambientalmente corretas, mas também socialmente conscientes. A designer criou uma fundação chamada Urban Zen que tem o intuito de aumentar a conscientização e inspirar a mudança do mundo contemporâneo. Parte da Urban Zen planeja ajudar o Haiti criando um modelo sustentável de comércio. A maioria de suas lojas apresenta obras de artes haitianas e com isso, envia 100% dos lucros para o país para ajudar a restaurar o Haiti.

Stella McCartney é outra designer que não pensa em apenas atingir seu público de qualquer forma, mas sim de forma saudável. A linha de Stella possui uma série de produtos ecológicos que são produzidos através de pesquisas extensas para manter sua sustentabilidade. Abraçando esta causa, a estilista lançou um novo couro falso em sua linha de outono em 2013. O tecido foi criado com mais de 50% de óleo de vegetal, permitindo desta forma, que os produtos usem menos petróleo para serem produzidos.

 

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