TOP Magazine

Cariocas da gema

A nova safra de hotéis no Rio de Janeiro que são a cara da cidade

POR Kike Martins da Costa 4 MIN

02 ago

4 Min

Cariocas da gema

POR Kike Martins da Costa

	

De olho nas Olimpíadas, várias redes globais inauguraram este unidades na cidade maravilhosa. E o que têm em comum? Em praticamente todas podemos notar aquele ar cosmopolita de cadeias, mas sempre com um twist brasileirinho. Um doce balanço de quem nasceu à beira do mar.

A primeira unidade brasileira do Yoo2, rede que tem como sócio o designer francês Philippe Starck, fica na vizinhança mais vibrante e transada do bairro de Botafogo. Suas 143 acomodações foram decoradas por um escritório londrino, mas trazem toques bem locais, como as cerâmicas, os painéis das paredes e o piso de tacos de madeiras brasileiras – além de amenities Granado, frigobar recheado de chocolates Aquim e cervejas artesanais Jeffrey.

Outra rede que faz sua estreia em terras tupiniquins é a Best Western, que possui cerca de 4 mil hotéis espalhados por mais de 100 países. Para mostrar que não está para brincadeira, a marca faz um desembarque impactante, inaugurando simultaneamente quatro unidades. As de Copacabana e Niterói são as mais atraentes para quem busca opções sem luxo e mais acessíveis, mas os prédios do Arpoador e da Barra da Tijuca têm tudo para virar marcos da hotelaria carioca. O BW Premier Arpoador tem décor assinado pela estilista Gloria Coelho, que se encarregou também de desenhar os uniformes de todo o staff. No BW Premier da Barra, quem se responsabilizou pela ambientação e pela seleção dos móveis, luminárias e tecidos usados nos revestimentos e nos trajes dos funcionários foi Lenny Niemeyer. Na cozinha, os menus foram criados por Bela Gil, que caprichou nos sabores brasileiros.

A terceira rede que faz sua estreia este ano no Rio é a Hyatt, com a inauguração do Grand Hyatt na Barra, em uma sensacional locação entre a Lagoa de Marapendi e a praia. Como um perfeito urban resort, possui 436 apartamentos amplos e modernos, com grandes varandas e janelas, que utilizam em sua decoração elementos naturais do Brasil, em homenagem a Burle Marx. Um imenso spa e três restaurantes completam o pacote: o Tano, de cozinha italiana, o asiático Shiso e o Cantô, um gastro-lounge que serve saladas e sucos de dia e, à noite, drinques e petiscos cariocas.

O grupo Accor, conglomerado global, também fez uma pesada aposta no boom hoteleiro do Rio por conta da Olimpíada. A primeira unidade brasileira do hipster Mama Shelter não ficou pronta a tempo dos Jogos Olímpicos, mas a rede assumiu a operação de dois grandes hotéis conhecidos da cidade: o Caesar Park, em Ipanema, e o Santa Teresa, no bairro homônimo. Este último agora faz parte do label M Gallery, que reúne hotéis diferenciados, instalados em prédios históricos ou vizinhanças altamente pitorescas. É o caso do Morro de Santa Teresa, sem nenhuma dúvida. O hotel, que já hospedou Amy Winehouse, Alanis Morissette e Robert Plant, fica em uma construção de 1850 e dispõe de 44 luxuosas acomodações decoradas com peças de artistas brasileiros. No restaurante Térèze, o chef argentino Pablo Ferreyra pilota os fogões. Já no Caesar Park, o novo conceito investe numa atmosfera bem de casa carioca, com mobiliário moderno e colorido, fotos da cidade espalhadas pelo lobby e música brasileira em todos os ambientes.

Por fim, temos ainda a filial carioca do paulistano Hotel Emiliano em Copacabana, de frente para o mar. O projeto concebido por Arthur de Mattos Casas resgata o modernismo brasileiro e apresenta design que integra sofisticação e conforto à casualidade de quem mora no Rio de Janeiro. O restaurante tem cozinha comandada pelo criativo Damien Montecer e, no 11º andar, o spa Santapele é um verdadeiro oásis de relaxamento, detox e reenergização. No último andar, uma piscina com borda infinita e uma vista de fazer o queixo cair.

+ Yoo2: Praia de Botafogo, 242 – Botafogo | + 55 21 3445-2000
+ BW Premier Arpoador: Rua Bulhões de Carvalho, 337 – Copacabana | + 55 11 3577-7222
+ BW Premier da Barra: Avenida das Américas, 8585 – Barra da Tijuca | + 55 21 3577-7222
+ Grand Hyatt: Avenida Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca | + 55 21 3797-1234
+ Caesar Park: Avenida Vieira Souto, 460 – Ipanema | + 55 21 2525-2525
+ Santa Teresa Hotel: Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa | + 55 21 3380-0200

Veja as Fotos

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO