TOP Magazine

Beatles

Principal álbum do rock, 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band' faz 50 anos

POR Redação 1 MIN

01 jun

1 Min

Beatles

POR Redação

	

Nesta quinta (1º) é comemorado o Dia da Libertação do Rock. E há 50 anos, os Beatles lançavam “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, o disco mais importante do gênero em toda a sua história, que foi concebido quando John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harisson não tinham nem completado 30 anos.
Feito para ser escutado como uma obra única, o disco influenciou muitas bandas de rock. E virou um marco quando chegou às lojas em 1º de junho de 1967, como parte da cena emergente do rock psicodélico. Liderou a lista de sucessos no Reino Unido durante 27 semanas, 15 delas no lugar mais alto do ranking da revista americana “Billboard”.


A ideia do disco surgiu de McCartney em uma viagem de Nairóbi a Londres. Depois, propôs ao resto da banda criar “outro grupo” com o nome de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, inspirado em bandas que se proliferavam naqueles anos nos Estados Unidos.
A música de “Sgt Pepper’s” foi fruto de uma elaborada gravação, que não podia ser reproduzida ao vivo, e, pela primeira vez, as letras das canções tinham sido impressas na capa.
Dali, pela primeira vez os LPs passaram a vender mais do que os singles, e nada mais adequado para marcar isso do que um álbum em que todas as faixas foram pensadas em função de uma unidade e para ser escutadas em sequência predeterminada.

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO