TOP Magazine

Adeus à noite

Filme com Catherine Deneuve discute radicalismo islâmico no seio da família francesa

POR Walter de Sousa com exclusividade para TOP Magazine 3 MIN

13 set

3 Min

Adeus à noite

POR Walter de Sousa com exclusividade para TOP Magazine

	

 

Um fantasma ronda a França – o fantasma do radicalismo islâmico. Famílias francesas temem que seus filhos e netos abandonem suas vidas ordinárias para se alistarem no Estado Islâmico (EI) e partirem para a guerra civil na Síria. É esse o tema de Adeus à noite, de André Techiné, com Catherine Deneuve no papel de Muriel, a avó de Alex (Kacey Mottet Klein), que se trama se alistar na Jihad islâmica. A história se passa na primavera de 2015, portanto logo após o atentado ao jornal satírico francês Charlie Hebdo, em janeiro, que deixou doze vítimas, quatro delas chargistas. O motivo do ataque de dois radicais franco-argelinos foi uma edição de 2011, em que o jornal fazia humor com a figura do profeta Maomé.

Alex faz parte de uma rica família que vive no sul da França, dedicada a um haras e à cultura de cerejas. O rapaz, que está de passagem pela propriedade da avó, namora a criada de origem árabe, Lila Saïdi (Oulaya Amamra), que trabalha para a família e para um hospital da região. Órfão de mãe, o rapaz não aceita o pai por este ter constituído nova família. Avisa à avó que se prepara para estudar no Canadá, mas seu comportamento e os hábitos muçulmanos, a fazem desconfiar de seus planos. Estes, aliás, envolvem a namorada, com quem pretende se casar no ritual muçulmano antes de se entregar à guerra.

Toda a trama é conduzida a partir do ponto de vista da avó franco-argelina, que não medirá esforços para evitar o desatino do neto, o que inclui recorrer a tentativas nada ortodoxas, entre elas pedir a ajuda de um radical desertor em liberdade condicional. Na visão do radical, desertar é incorrer em traição mortal. Deneuve, aos 75 anos, tem sido a chancela para todo filme que escolhe participar. Particularmente este, que trata de um tema contemporâneo em seu país, traz uma atuação impecável da mulher de pulso na rotina rural, mas vulnerável ao neto diante de sua insensibilidade às relações familiares. O domínio do seu desempenho é auxiliado também pela proximidade com o diretor André Techiné, com quem trabalhou em outras sete produções.

Adeus à noite

Direção: André Techiné

Elenco: Catherine Deneuve, Kacey Mottet Klein, Oulaya Amamra, Stéphane Bak

Estreia: 12/9

  • COMPARTILHE
VOLTAR AO TOPO